O poder das palavras
Você sabia haver poder nas palavras para trazer a existência tanto o bem como o mal? Aprenda a usá-las a seu favor

Muitas pessoas abrem a boca e sai falando uma porção de palavras somente por falar, mas será que essas palavras podem produzir resultados, seja ele bom ou ruim?
Você já se deparou com algum conflito que sabe que poderia ter sido evitado se as palavras fossem outras, ou ditas de maneira diferente?
Muitas guerras se iniciam apenas por causa dessas palavras erradas ou ditas na hora errada e sem pensar nas consequências. Assim também acontece no trabalho, em casa, entre casais, pais e filhos, entre amigos, etc.
Muitos erros são cometidos devido a conselhos que, no momento, parecem bons, mas por não serem analisados antes de serem praticados, causam danos muitas vezes irreversíveis.
Se você deseja evitar se prejudicar e causar danos a outros, aprenda com Bíblia como você deve agir para evitar que suas palavras sejam prejudiciais.
Muitas guerras já foram evitadas por palavras sábias, ditas na hora certa. Muitos casais, pais e filhos, amigos, já se reconciliaram usando as palavras como: me perdoe, reconheço que errei, vou me esforçar para melhorar, me dê uma oportunidade.
Da mesma maneira que as palavras podem causar o mal, podem também serem usadas para o bem. Da mesma maneira que dividem, podem unir, depende de quem as usa e de como elas são utilizadas.
Vamos aprender com a Bíblia?
Veja o que está escrito:
A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto.
Provérbios 18:20-21
Muitos, por meio de palavras sábias, desfrutam de uma vida extraordinária, outros, por sua vez, vivem uma vida cheia de dificuldades causadas por não entenderem a importância do que falam e até mesmo estão mortos por suas palavras.
Veja o que Jesus Cristo disse:
Mas eu digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados”
Mateus 12:36-37
Haverá um dia em todos comparecerão diante do trono de Deus para dar conta de tudo o que fizemos, O Dia do Juízo, nesse dia teremos que dá conta de toda palavra inútil que deixamos sair de nossas bocas. Podemos ser condenados ou ser tidos como inocentes por Deus pelas nossas palavras.
Isso é assustador!
Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem impuro. Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias.
Mateus 15:18-19
O coração que Jesus está falando. Não é esse músculo que bombeia o sangue para o nosso corpo, mas ele está falando da nossa mente, pois nós primeiro pensamos, rejeitamos ou aceitamos os pensamentos, se rejeitamos, esquecemos e seguimos, mas se o aceitamos, ele se torna um sentimento que passa a reger nossos comportamentos e palavras. Todo o bem ou o mal praticado pelo homem nasceu primeiro no seu coração (mente).
Veja o que está escrito em Romanos 10:9-10
Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.
Coração (sede dos pensamentos, sentimentos e desejos) Não basta só crer é preciso falar, pois, a palavra cria.
Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo que se vê não foi feito do que é visível.
Hebreus 11:3
As palavras podem trazer a existência o que não existe, tanto o bem como o mal. Será que você não está vivendo os frutos de suas palavras?
Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura
Provérbios 12:8
Suas palavras podem estar ferindo como espada ou curando aqueles que estão a sua volta.
Veja o efeito de uma palavra:
O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima.
Provérbios 12:25
A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira.
Provérbios 15:1
Quem de vocês quer amar a vida e deseja ver dias felizes? Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade.
Salmos 34:12-13
Há muitas pessoas que sentem uma coisa e falam outra, isso não é natural, podemos até reter as palavras, guardarmos conosco, mas jamais trocá-las por outras que não são verdadeiras, pois, isso é fingimento, falsidade.
Veja o que está escrito em Tiago 3:3-8 3:3-8
Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo. Tomem também como exemplo os navios; embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto. Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniquidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno. Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e tem sido domada pela espécie humana; a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero.
Provérbios 13:3
O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína.